sábado, 26 de junho de 2010

Pensar é coisa muito perigosa...

Falando em Saúde Mental:

Rubem Alves cita uma lista de pessoas que do seu ponto de vista, tiveram uma vida mental rica e excitante, pessoas cujos livros e obras são alimento para sua alma. Nietzsche, Fernando Pessoa, Van Gogh, Wittgenstein, Cecília Meireles, Maiakóvski. E logo se assusta. Nietzsche ficou louco. Fernando Pessoa era dado a bebida. Van Gogh matou-se. Wittgenstein alegrou-se ao saber que iria morrer em breve: não suportava viver com tanta angústia. Cecília Meireles sofria de uma suave depressão crônica. Maiakóvski suicidou-se.

Mas será que tinham saúde mental? Saúde mental, essa condição em que as idéias comportam-se bem, sempre iguais, previsíveis, sem surpresas, obedientes ao comando do dever, todas as coisas nos seus lugares, como soldados em ordem-unida, jamais permitindo que o corpo falte ao trabalho, ou faça algo inesperado... Pensar é uma coisa muito perigosa.
Não, saúde mental elas não tinham. Eram lúcidas demais para isso.

E por fim, Rubem Alves oferece uma receita que garantirá, àqueles que seguirem-na à risca, saúde mental até o fim dos seus dias.
...Evite as coisas belas e comoventes... Cuidado com a música, Brahms e Mahler são especialmente contra-indicados. Já o Rock pode ser tomado à vontade. Quanto às leituras, evite aquelas que fazem pensar. Há uma vasta literatura especializada em impedir o pensamento. Se há livros do Doutor Lair Ribeiro, por que se arriscar a ler Saramago? Os jornais têm o mesmo efeito. Devem ser lidos diariamente. Como eles publicam sempre a mesma coisa com nomes e caras diferentes, fica garantido que o nosso software (nossa mente) pensara sempre coisas iguais. E, aos domingos, não se esqueça do Silvio Santos e do Gugu Liberato.



As melhores crônicas de Rubem Alves - Pg. 22 - Saúde Mental
Imagem: Magritte

2 comentários:

Lena disse...

Ai, Elayne, amei!!! Muito maravilhoso o post!!!Quero ser perigosamente louca!!!
O blog tá lindo!
Bjim...

Jaime Piedade Valente disse...

"Merda! Sou lúcido"

Fernando Pessoa (Álvaro de Campos)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...