terça-feira, 13 de abril de 2010

Curiosidade Cultural - O beijo

#
13 de abril - Dia do Beijo
Que melhor forma de comemorar este dia se não com este gesto delicioso? Beijinho de filho, beijoca de mãe, besos de pai, bicoca de vó, beijo de amigo, baiser de irmão, baccio de carinho, kiss de paixão... Beijo de beijo...
Um beijo (do latim basium) é o toque dos lábios com qualquer coisa, normalmente uma pessoa. Na cultura ocidental é considerado um gesto de afeição. Entre amigos, é utilizado como cumprimento ou despedida. O beijo nos lábios de outra pessoa é um símbolo de afeição romântica ou de desejo sexual.

Comemorar com arte:

O beijo - Escultura de Auguste Rodin (1840-1917)

O Beijo é uma escultura em mármore do artista realista Auguste Rodin que está atualmente no Museu Rodin (Musée Rodin), em Paris. Na obra do escultor francês, o artista inspirou-se nos delírios amorosos vividos com Camille Claudel, sua assistente.

Comemorar com poesia:

Um Beijo - Olavo Bilac (1865 e 1918)

Foste o beijo melhor da minha vida,
Ou talvez o pior...Glória e tormento,
Contigo à luz subi do firmamento,
Contigo fui pela infernal descida!

Morreste, e o meu desejo não te olvida:
Queimas-me o sangue, enches-me o pensamento,
E do teu gosto amargo me alimento,
E rolo-te na boca malferida.

Beijo extremo, meu prêmio e meu castigo,
Batismo e extrema-unção, naquele instante
Por que, feliz, eu não morri contigo?

Sinto-te o ardor, e o crepitar te escuto,
Beijo divino! e anseio, delirante,
Na perpétua saudade de um minuto...

#
#

2 comentários:

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Viva este dia. Vamos beijar e demonstrar nosso afeto por quem amamos. Beijos e beijos e beijos, minha linda amiga.

Madá Vertelo disse...

Que Delícia! Um dia só para os beijinhos... Um sonho!

Amiga, beijos made in SP... rsrsrs...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...