quinta-feira, 25 de março de 2010

Curiosidade Feminal - Salto Alto



"Sente a brisa do Metrô? Não é delicioso?" Quando a sua saia se levantou com a brisa que passa por uma saída de ventilação do metro, Marilyn Monroe fez história em "O Pecado Mora ao Lado". Com um encanto brilhante, a personalidade efervescente e beleza estonteante, Monroe tornou-se a maior fantasia masculina do mundo, com esta lendária e deliciosa comédia de Billy Wilder.
Depois de enviar a sua mulher e o filho de férias para o Maine, Richard Sherman, um editor literário de meia-idade, prepara-se para enfrentar sozinho o verão quente em Manhattan. Até que uma sedutora modelo se muda para o apartamento no andar de cima e se instala na imaginação de Sherman.

Não dá para imaginar Marilyn sem salto alto nesta cena. E mais... Como imaginar nossa vida sem salto alto?

Um pouco de história:

A corte real francesa do século XVII foi a primeira a popularizar o salto alto na Europa.

O sapato foi inventado pelos estilistas da corte do rei Luís XIV - o "Rei Sol" - o objetivo da elevação nos calcanhares era realçar e deixar mais delgadas as pernas do monarca. O salto mantinha o pé relativamente a salvo da lama; além disso, criava uma elevação física correspondente à elevação social dos nobres, e exagerava seu andar afetado.

No século XVII os que usavam salto alto, tanto homens como mulheres, com freqüência tinham de ser transportados em cadeirinhas carregadas por criados, pois não conseguiam caminhar no calçamento de pedras. Naquela época, o salto às vezes era uma grande plataforma inteiriça, e para caminhar sobre essas coisas era necessário o apoio constante de dois criados, que seguravam o aristocrata pelos braços, um de cada lado.
A Lei promulgada no séc. XV, pelo parlamento inglês:

"Toda mulher que seduzir um homem para que ele se case com ela, utilizando-se de sapatos de salto alto ou outro sartifícios(...) será castigada com as penas de bruxaria"

Naquela época o salto alto já causava um certo furor. Agora sejamos francas que, não é necessário estar usando um Jimmy Choo ou um Manolo Blahnik para se sentir fabulosa. A verdade é que quando o assunto é sapato de salto: "Temos uma arma poderosa em nossos pés".



Sinopse do filme: http://www.dvdpt.com/

Informações Históricas: Guia dos Curiosos


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...