quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Alquimia Perfumada - I



Quer aprender a escolher seus perfumes? Aqui estão algumas das dicas do blog Perfumes Bighouse, da Elisabeth, ela é bióloga/bioquímica e define-se poeticamente como “apenas uma pluma perfumada solta no infinito...”
#

ESCOLHENDO UM PERFUME
#
- Antes de tudo pesquise e descubra com qual grupo olfativo você tem mais afinidade: amadeirado, aromático, chypre, couro, cítrico, floral, oriental (assunto para próximo post).

- Não use perfume quando sair para escolher um novo, evitando interferências na sua avaliação olfativa.

- Tente fazer a escolha nas primeiras horas do dia quando seu sistema olfativo ainda não saturou com os odores cotidianos.

- Evite experimentar mais de 3 tipos diferentes de perfumes.

- Aplique o perfume na região interna do pulso ou antebraço sem esfregar. Saiba que a fricção quebra moléculas da fragrância e altera a evolução.

- Aguarde em torno de 60 segundos para que o álcool evapore e ocorra uma interação do perfume com sua pele.

- Se possível experimente o mesmo perfume em duas ocasiões diferentes. As influências do meio ( temperatura, umidade, alimentação, nível de stres) podem alterar nossa percepção ou o desenvolvimento da fragrãncia.

- Não tome sua decisão com base no aroma do início de uma evolução. Perfumes tem notas de topo, coração e base.
#
Observe que curioso:
#
- As notas iniciais são as que volatilizam nos primeiros minutos após a aplicação. Em seguida vem os compostos do corpo ou coração. Estes permanecem intensos durante 1h à 3 h. A evolução finaliza com os acentos de base que refletem as notas que custam mais a evaporar, também chamadas de fixadoras.
#
- Existem perfumes lineares, que permanecem uniformes na qualidade olfativa. Outros modificam bastante durante a evolução. É possível que uma pessoa se encante pelas notas de topo e não consiga suportar as do final. Ou ao contrário.
#
A escolha de um perfume é muito pessoal. Não deve ser baseada na atuação do perfume na pele de outra pessoa. Perceba que o mesmo perfume pode originar fragrância um pouco diferente de um indivíduo para o outro. A sensibilidade das pessoas para os componentes de um perfume também pode divergir.
#
#

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...