segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Sobre nós, nossa substância... Velas e Lâmpadas


O natal está chegando... Valho-me das minhas velas para exorcizar a loucura. Por um ano inteiro eu as deixei esquecidas no escuro de um armário. Um sopro meu as fizera adormecer. E assim ficaram, como a Bela Adormecida, à espera da chama que as faria acordar. Parecem mortas. Mas sei que o toque do fogo as fará viver de novo. Como são humanas! Parecem-se conosco. Também os nossos corpos endurecidos podem arder de novo. Para isto basta que sejam tocadas pela magia do fogo!

Seria possível, por acaso, amar uma lâmpada? Que emoções mansas podem nascer de sua luz forte e indiferente? Quem as chamaria de minha lâmpada? todas as lâmpadas são iguais. Ao morrerem queimadas, nenhuma tristeza provocam. Só o incômodo de terem de ser trocadas por outras.

A vela é diferente... Sua chama modesta, modulada por indecisões e tremores, faz-me voltar sobre mim mesmo. Também sou assim. Minha chama vacila ao ser tocada pelo vento. Por isso posso chamá-la de minha vela. Somos feitos da mesma substância. Temos um destino comum.

O amor prefere a luz das velas. Talvez porque seja isto tudo o que desejamos de uma pessoa amada: que ela seja uma luz suave que nos ajude a suportar o terror da noite.
Sob a luz do amor que ilumina modesta e pacientemente, o escuro já não assusta tanto.

É noite de paz!

Livro: As melhores crônicas de Rubem Alves - As velas, pag. 42.


3 comentários:

stutghost stut disse...

Belo post...
Que o Ano Novo, seja o início de novos tempos onde se cultive bons sentimentos e se tenha uma colheita farta de amor, fraternidade, união e muita paz!
Desejo que o ano seja repleto de alegria!
Sucesso para você e para sua família!

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Elayne. Tem um selinho para você em meu blog. Boas festas, tenha um ótimo 2010 e que possamos, a cada dia, renovar nossos sentimentos de amizade. Beijos, amiga.

Anônimo disse...

Obrigado pelo post útil! Eu não teria chegado a este o contrário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...