sexta-feira, 21 de agosto de 2009

DESFORMAÇÃO = Educação dos 5 Sentidos

Rubem Alves escreve sobre a educação dos 5 sentidos em seu LIVRO SEM FIM:
"Porque são eles os órgãos que nos foram dados para "fazer amor" com o mundo... O sábio é um degustador. Eu quero que meus alunos sejam degustadores do mundo!
Os nossos prazeres não são experiências naturais... Nossos sentidos não mais são os sentidos dos animais. Eles foram transformados pela fantasia.
Nossos sentidos são arte. Porque arte é, precisamente, isso: a natureza transformada pela imaginação para nos dar novas experiências de prazer e alegria. Dito pelo Manoel de Barros: "Deus deu a forma. Os artistas desformam".
É preciso desformar o mundo: Tirar da natureza as naturalidades. Fazer cavalo verde, por exemplo. Fazer noiva camponesa voar - como em Chagall.
Os sentidos humanos e os seus prazeres e alegrias andam pelo mundo das des-formações. Culinária é uma desformação. Música é uma desformação. Pintura é uma desformação. Educar os sentidos é despertar neles possibilidades inventadas de prazer."
#
#

Um comentário:

PAKI disse...

Que coisa linda que é configurar e desconfigurar o que vemos, ouvimos, cheiramos, tocamos e degustamos. Adorei. Viver é essa arte do desformar para formar, construir e desconstruir, amar e desamar, e por aí vai.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...