sexta-feira, 31 de julho de 2009

Curiosidade Literária - Balzaquianas

De onde vem a expressão: balzaquiana?

O termo balzaquiana é aplicado às mulheres que estão na faixa dos 30 anos. A expressão foi cunhada após a publicação de um livro do francês Honoré de Balzac. Em As Mulheres de 30 Anos, o escritor realiza uma análise do destino das jovens na primeira metade do século XIX, em particular dentro do casamento. E faz uma apologia às mulheres de mais idade, que, amadurecidas, podem viver o amor com maior plenitude.
É o acontece à heroína da narrativa, Júlia. Ela se casa com um oficial do exército, mas depois descobre que a relação está longe de ser o que imaginava. Vê-se, então, presa a um matrimônio infeliz. Quando se torna uma trintona, porém, a moça consegue encontrar o amor nos braços de Carlos Vandenesse.
#
Fonte: Guia dos Curiosos - Marcelo Duarte

#
#

3 comentários:

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Oi amiga. Amo seu blog, suas postagens e é claro, você. Deixei um selo para você no meu blog. Passe por lá e pegue-o. É um enorme prazer compartilhá-lo com uma pessoa como você. Beijos.

PAKI disse...

Querida companheira de baia. Linda homenagem a nós, as mulheres. Obrigada. Que seu fim-de-semana seja de muito amor. Beijos

clarice disse...

Parabéns! Textos e ilustrações de requinte, clássicos que para mim foi bom revê-los.
Escrita agradável, objetiva e nem por isto deixa de ter uma atmosfera intimista! Encantador...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...