quinta-feira, 9 de abril de 2009

Curiosidade literária - Ao vencedor as batatas

#
#

#
Sempre tive a curiosidade de saber de onde vem a expressão
"Ao vencedor , as batatas".
Ela é utilizada por um dos personagens mais citados
no mundo machadiano, Quincas Borba.
#
Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas."
Livro: Quincas Borba - Machado de Assis#
#
#

2 comentários:

Rosa Amarela disse...

Oi, Elayne, tudo bem? Quanto à sua dúvida é o seguinte: Nos vestibulares eles têm que respeitar o período de adaptação exigido por lei. Quanto aos concursos, como eles têm uma lei própria que é o edital, isso deverá ser exposto lá. O edital do concurso trará o que será cobrado ou não. Mas acredito que, por uma questão de coerência, os editais dos concursos devem também respeitar a lei maior. Mas devemos estar atentos a eles.
Beijo...

Lena disse...

Qdo tenho tempo vou (curiosamente) ler postagens antigas que me chamam a atenção. Este post foi um exemplo. Muito legal, matei mais uma curiosidade literária. Bjs.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...